RUA DOS MAMOEIROS, Nº 98 - BAIRRO VILA CLÓRIS / BELO HORIZONTE-MG - TELEFONE: 3277-5493

domingo, 27 de maio de 2012

Documento da APA à SMED


Prezados,

O documento abaixo será encaminhado nesta última semana de maio à SMED, pedindo providências quanto à falta de professores, problema que tem sido recorrente em todas as Escolas Municipais de BH.
A APA não ficou inerte e, sensível às reclamações dos próprios alunos, decidiu formalizar a insatisfação ao Órgão maior da educação da PBH. 



APA - EMFMG
ASSOCIAÇÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MAGALHÃES GOMES

À SMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO)
DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE.
RUA CARANGOLA, Nº 288, BAIRRO SANTO ANTÔNIO/BH.

ASSUNTO: MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE COLETIVO



Nós, pais de alunos da Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, reunidos em Assembléia da Associação de Pais dos Alunos no dia 19 de maio de 2012, decidimos formalizar e manifestar pacífica e coletivamente em desfavor desta Secretaria de Educação SOBRE O BAIXO QUADRO DE PROFESSORES para lecionarem.

Manifestamo-nos a fim de que seja dada uma atenção devida ao caso, pois a falta de profissionais tem acarretado incontáveis prejuízos aos alunos, uma vez que ficam ociosos nos horários em que deveriam ter aulas e demonstram claramente um grande atraso no conteúdo disciplinar. Colhemos, inclusive, dezenas de relatos dos próprios alunos, dos diversos Ciclos, sobre sua INSATISFAÇÃO quanto ao problema da falta de professores.

Certos de vossa costumeira e competente atenção às questões da nossa educação pública municipal, solicitamos providências e aguardamos soluções.


Belo Horizonte, 27 de maio de 2012.



APA - ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS DA EMFMG





APA - Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes
Rua Mamoeiros, Nº 98, Bairro Vila Clóris, BH-MG

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS - DIA 19 DE MAIO


OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES NA REUNIÃO DA APA – EMFMG
Dia: 19/Maio/2012
Horário: 10:00hs às 11:35hs
Facilitador: Eliézer Rocha de Abreu

1.     Solicitada a volta de reunião escolar com freqüência de 3 meses (resultados trimestrais) para passar notas de boletim escolar aos pais e alunos. Alunos não sabem como está o desempenho de notas até quase o fim do semestre;

2.       Os pais pedem para verificar o porquê da demora para entrega dos uniformes;

3.       Parte de alunos ficam sem o que fazer durante a atividade de Educação Física, pois prioriza muito o futebol. Alguns alunos (principalmente alunas) não fazem futebol e apenas ficam na arquibancada durante a aula.

4.     Banheiro infantil (de crianças bem menores) sendo utilizados por adolescentes do 3º ciclo. Segundo uma mãe, meninas pequenas vêem situações incompatíveis entre as idades (não quis entrar em detalhes);

5.  Segundo uma mãe, o 1º ciclo carece de pessoal. As crianças ficam “abandonadas”, sem um acompanhamento de perto, pois quando batem umas nas outras, não tem alguém por perto;

6.     Um pai solicitou que a Direção exponha, em uma próxima reunião, como funciona a estrutura da Escola (coordenação, ações e planejamentos); pede também para a Diretoria se posicionar quanto às ações para melhorar a forma do conteúdo e interesse dos alunos nas matérias; alega que excursões/passeios são importantes, mas tem a opinião de que a preparação para o aluno entrar no nível médio, em termos de conteúdo, se encontra deficiente; segundo ele, percebe em seus filhos adolescentes certas dificuldades como a leitura, a escrita e raciocínio; que faz o que pode para ajudar no desenvolvimento e incentiva, inclusive, estudando junto. Contudo tem seu trabalho e o cansaço natural, não podendo suprir as deficiências dos alunos.

7.       O mesmo pai acima incentiva a todos os pais a uma mobilização maciça para parceria plena com a Escola; coloca-se à disposição para toda e qualquer atividade, seja serviço braçal para melhoria das instalações, dentro do que seu tempo permitir e também como interlocutor de mídia, na alimentação do Blog, etc.

8.       Solicitar à Direção agenda de todas as atividades da Escola para divulgação no Blog.

9.   Colocar faixa, tal qual à da Amigos da Escola, informando sobre a existência da APA e do Blog. A divulgação deve ser mais ampla, de forma a obter pelo menos 200 pessoas freqüentes na próxima reunião, prevista para 16/Junho.

10.   Foi levantada, como na reunião anterior, a hipótese de serem instaladas câmeras de segurança no interior e portões da Escola, custeadas pela APA, em rateio; o assunto ficou para ser abordado na próxima reunião, pois exige maior adesão e serem verificados a viabilidade junto à Escola e Prefeitura, estudos e orçamentos a respeito;

11.   Ficou decidido enviar para a SMED (Secretaria Municipal de Educação) uma manifestação de interesse coletivo, solicitando providências de que seja sanado o problema da falta de professores.

Oportunidade! Projovem Urbano

Continuam abertas as matrículas para o Projovem Urbano


A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o período de matrículas para o Projovem Urbano. São oferecidas 600 vagas.Os jovens interessados poderão se matricular até o dia 15 de junho de 2012. As aulas começam em 18 de junho de 2012 e terminam em dezembro de 2013. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) oferece a oportunidade de conclusão do ensino fundamental e cursos de qualificação profissional para jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental.

Para fazer a matrícula, os interessados devem levar CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar . Caso não possua o histórico , o candidato realizará teste de leitura e escrita no ato da matrícula. O Programa oferece aulas de Português, Inglês, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza para conclusão do ensino fundamental e qualificação profissional no setor de Turismo e Hospitalidade, quando o aluno aprende as ocupações de monitor de turismo local, recepcionista de hotéis, auxiliar de garçom e organizador de eventos.

Além disso, são oferecidas aulas de informática e de participação cidadã, na qual o jovem desenvolve projetos de ação comunitária apontando estratégias para construção de soluções para os desafios ou para incrementar as iniciativas já existentes na comunidade.

Os alunos recebem todo o material didático para estudar e um auxílio financeiro de R$ 100 por mês, condicionado a 75% de frequência mensal e à realização de trabalhos. Os locais das aulas possuem uma sala de acolhimento com monitores para atender crianças de até 8 anos, filhas dos estudantes do programa, para garantir a frequência dos que não têm com quem deixar seus filhos. Alunos surdos têm à disposição tradutor e intérprete.
As matrículas são realizadas nas escolas onde funcionará o Projovem Urbano. Confira abaixo as unidades.

 Regional
 Escola
 Endereço
 Telefone
Barreiro
Escola Municipal Aires da Mata Machado
Avenida Senador Levindo Coelho, 132, Jatobá
3277-5858/5859
Centro Sul
Escola Municipal Marconi

Avenida do Contorno, 8476, Santo Agostinho
3277-8860/8867
Escola Municipal Senador Levindo Coelho
Rua Caraça , 910, Serra
32776450/5139
Leste
Escola Municipal George Ricardo Salum
Rua Desembargador Bráulio , 2250, Taquaril
3277-5609/9014
Escola Municipal Santos Dumont
Avenida Mem de Sá, 600, Santa Efigênia
3277-8252
Venda Nova
Escola Municipal Mário Mourão Filho
Rua Maria Gertrudes Santos , 1029, Céu Azul
3277-5594/5409