RUA DOS MAMOEIROS, Nº 98 - BAIRRO VILA CLÓRIS / BELO HORIZONTE-MG - TELEFONE: 3277-5493

sábado, 24 de março de 2012

Ata da Reunião de 24Mar2012

Aos vinte e quatro dias do mês de março de dois mil e doze, nas dependências da Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, à Rua Mamoeiros, nº 98, Bairro Vila Clóris/BH, às dez horas da manhã, reuniram-se pais de alunos para deliberarem sobre a criação da Associação de Pais de Alunos desta Instituição de Ensino Público Municipal, com a finalidade precípua de participar de forma agregadora na promoção e fiscalização da qualidade de ensino, com foco no aluno, e no fiel cumprimento das Leis que protegem a criança e o adolescente, e finalidades secundárias de: a) incentivo à participação plena das famílias no processo pedagógico dos alunos; b) promoção  de ações sociais, junto à comunidade, de modo a estabelecer a Escola como referência e apoio às famílias;  c) Integrar e interagir com os órgãos constitutivos da Escola (Diretoria, Assembléia, Colegiado etc) afim de ajudar na efetiva organização dos espaços e prestação de contas e resultados satisfatórios. A Assembléia foi organizada pelo senhor Eliézer Rocha de Abreu, membro do Colegiado e contou com a participação inicial do senhor Manoel Pantuzzo Teixeira, Diretor da Escola, enumerando e respondendo a algumas considerações e dúvidas elencadas pelos pais em reunião anterior, sendo algumas destas já sanadas, outras em processo de resolução e ainda outras apenas informativas. Após a palavra do Diretor, o senhor Eliézer conduziu a reunião falando da necessidade de participação e organização dos pais no sentido de acompanhar a vida escolar dos filhos, e não deixar meramente por conta da Escola a educação; ouvir as demandas e reclamações dos filhos em relação à Escola e trazer à APA para apreciação de cada caso, já que existem indícios de ocorrerem frequentemente abusos de autoridade e falta de tato para lidar com questões disciplinares; acompanhar o desenrolar da Nota de Repúdio e Recomendação nº 001/2012 e requerer resposta; acompanhar as datas de reposição de aulas, oriundas de paralisações espontâneas e reinvindicatórias dos docentes, verificando a frequência e quorum dos mesmos em tais reposições de aulas; participar dos eventos promovidos pela Escola para maior interação, em destaque recente, a instalação do mini-zoológico; acompanhamento das informações referentes à APA e assuntos da Escola no sítio eletrônico (Blog: www.apaemfmg.blogspot.com); um dos pais presentes solicitou instalação de ventiladores e grades nas janelas das salas do ensino infantil; uma mãe pondera sobre a possibilidade de servir almoço para o turno da tarde, tal qual o turno da manhã; agendamento da próxima reunião para formação de Diretoria e Estatuto Social para o dia 14 de abril de 2012, às 10 horas. Não havendo mais a tratar, o senhor Eliézer dissolve a reunião às 12:30hs. Esta Ata, depois de lida e aprovada em Assembléia, será assinada pelos presentes. Belo Horizonte, ___ de abril de 2012.

3 comentários:

  1. Caro Eliezer.
    É com muito prazer e satisfação que vejo um sonho antigo dos pais dos alunos da nossa escola se realizar. A criação desta Associação de Pais de Alunos, com tanta qualidade e empenho da sua parte e a valorosa participação de um já grande número de pais, nos motiva a continuar e a melhorar ainda mais o trabalho que começamos neste janeiro de 2012, após a memorável vitória nas eleições para a gestão 2012-2014.
    Assim como incentivamos a criação da Associação de Pais de Alunos, incentivamos também a criação do Conselho de Estudantes, que teve uma grande adesão por parte dos alunos e este já está decidindo assuntos de grande importância na vida dos estudantes, sendo sua aplicação garantida e referendada por esta Direção.
    Um Grande abraço e que Deus sempre te ilumine para continuar o Projeto Família e Comunidade e a APA.
    Manoel Pantuzzo - Diretor EMFMG

    ResponderExcluir
  2. Ps.O blog da APA está muito bom, bastante rico em informações e com um ótimo lay out. Vamos divulgá-lo a toda a comunidade escolar. Usaremos cartazes, bilhetes e a intranet.
    Divulgue no blog da APA o blog do Conselho de Estudantes: cdeemfmg.blogspot.com.br que eles já estão divulgando lá o da APA.
    Mais abraço.
    Manoel Pantuzzo - Diretor EMFMG

    ResponderExcluir
  3. Ps2. Pode divulgar meu e-mail e meu celular: manoel.pantuzzo@pbh.gov.br - 8624 9530 (oi)

    Manoel Pantuzzo - Diretor EMFMG

    ResponderExcluir